logo cryobras branca

Ligue agora: 

0800-346 4357

Siga-nos:

O que é o gelo seco

gelo-densoO gelo seco é a forma sólida do gás carbônico (CO2); é incolor, insípido, inodoro e encontrado naturalmente em nossa atmosfera. Entretanto, está presente em quantidades relativamente pequenas (mais ou menos 0.03% por volume) e é um dos gases mais importantes que nós conhecemos.

O CO2, em seu estado natural, serve para muitos propósitos de manutenção da vida. É um elemento chave no ciclo do carvão; é a única fonte para os carboidratos produzidos pela agricultura; estimula o crescimento da planta; ajuda a moderar a temperatura global da Terra. A respiração animal é responsável pela injeção de 28 milhões de toneladas de gás carbônico por dia na atmosfera. Como exemplo, a indústria de CO2 dos E.U.A. pode abastecer somente 25,000 toneladas por dia e 95% desta quantia é proveniente de fontes de subproduto, ou menos que 0.04% de todas outras fontes combinadas.

gelo-parece-gizCom uma temperatura baixa de -78° C, o CO2 sólido (gelo seco) tem uma energia térmica inerente, pronta para ser utilizada. Com a pressão atmosférica, o gelo seco sublima imediatamente, transformando-se em vapor, sem passar por uma fase líquida. Esta propriedade sem igual, significa que o meio utilizado para o jateamento simplesmente desaparece, restando somente o contaminante original a ser eliminado. Desta forma, o jateamento de superfícies sensíveis à umidade e à abrasão tornou-se viável com a utilização do gelo seco.

O grau de gás carbônico usado pela Cryobras na produção de seu gelo seco é o mesmo da indústria alimentícia e de bebidas, e é aprovado pela Anvisa e por todos os organismos internacionais de saúde. O gás carbônico não é venenoso, liquefeito, barato e facilmente armazenado no local de trabalho. De igual importância, é sua natureza não condutiva e não inflamável.

Propriedades do CO2

O CO2 é um subproduto natural de vários processos industriais, como química de fermentação e refinamento de petróleo, por exemplo. O CO2 emitido nestes processos é capturado e armazenado sem perdas, até a sua futura utilização. Quando o CO2 retorna à atmosfera, durante o processo de jateamento, nenhuma molécula nova é produzida. Ao contrário, só o subproduto original é liberado.

Peso Molecular 44.01
Densidade (sólido) 97.5lbs/ft³ a -109°F / 1565 kg/m³ a -78° C
Densidade (líquido) 63.7lbs/ft³ a 0°F / 1022 kg/m³ a -18° C
Densidade (gasoso) 0.123lbs/ft³ a 32°F / 1.974 kg/m³ a 0° C
Ponto de Descongelamento -0.69°F a 75.1 psia / 56.6°C a 5.2 bar absoluto (ponto triplo)
Ponto de Ebulição -109°F / -78°C (sublimado)
Relação de Conversão Líquido para Gás 8.726 scf (gas)/lb / 0.544 m³(gas)/Kg (líquido a 0°F / -18°C e 305 psia / 21 bar absoluto)
Relação de Conversão de Líquido para Sólido 0.46lb sólido / lb líquido a 0°F / 0.46 Kg solido / Kg líquido a -18°C0.57lb neve / lb líquido a -55°F / 0.56 Kg neve / Kg líquido a -48°C

O gelo seco se sublima, ou seja passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso, sem passar pela fase líquida. A taxa de sublimação deve ser levada em conta quando armazenada ou transportada em contêineres, mesmo que térmicos, uma vez que o volume vai se reduzindo à medida em que o tempo de armazenagem/transporte passa. O gelo seco se sublima a uma taxa entre 3% e 8% por dia, dependendo das características térmicas do contêiner de armazenamento, bem como das condições atmosféricas externas. Meio quilograma de gelo seco irá se transformar, após a sublimação, em 235 litros de dióxido de carbono, em forma de gás.
Slices (placas) ou blocos de gelo seco irão durar mais que aquelas em formato de nuggets ou pellets, os quais se sublimam mais rapidamente.

Clique aqui para ver quais são os tipos e formas do gelo seco.