logo cryobras branca

Ligue agora: 

0800-346 4357

Siga-nos:

Aplicações do gelo seco

vitrine-processoO gelo seco é produzido através da tomada de CO2 líquido, pressurizado, permitindo a sua expansão à pressão atmosférica.

Este processo incorre na transformação do CO2 líquido em gás e neve. A neve gerada neste processo é, então, comprimida sob a forma de blocos ou extrudada em pellet ou tipo nugget. O sistema requerido para a produção de gelo seco inclui um tanque de CO2 líquido e um pelletizador ou prensa de blocos.

O gelo seco é fabricado através da transformação rápida do CO2, de seu estado líquido, em neve, por um processo de descompressão, e, então, comprime-se a neve em forma sólida. A neve é diretamente compactada em forma de pellets (compressão mecânica) ou é extrudada em forma de pellets sólidos. Para isso, é utilizado um extrusor hidráulico. O último processo permite uma conversão mais eficiente da fase líquida para a sólida, e é, geralmente, desejável para se obter os pellets de gelo seco melhor compactados, para minimizar a evaporação do CO2, o que pode afetar a qualidade do produto.

Como visto na Tabela 1, da página Tudo Sobre Gelo Seco, o rendimento alcançado na transformação do gelo seco em estado sólido aumenta na medida em que a sua temperatura em estado líquido diminui. Assim, é importante pré-resfriar o CO2 líquido, via troca de calor com o vapor de CO2 produzido no processo.